quarta-feira, 2 de setembro de 2015

O Véu (o Hijab) da Mulher

 Hoje vim falar um pouco sobre o hijab, a vestimenta feminina islâmica.
 Em primeiro lugar, gostaria de ressaltar que o hijab não é só uma vestimenta, ele é também comportamento. Raciocinem comigo: imagine uma mulher toda coberta, com seu véu, roupas folgadas que não marquem o corpo mas com um comportamento que não condiz com sua vestimenta.  Uma mulher que fala alto, ou grita, que não é modesta, que se dirige a um homem, com a mesma naturalidade com a qual se dirige a uma amiga íntima, que se enche de maquiagem pra sair de casa, enfim...ficaria estranho, não acha?
 Pois bem, o hijab é comportamento e vestimenta modesta. Não deve só ser um mero lenço que cobre os cabelos, as roupas devem ser largas, sem mostrar as formas femininas e o comportamento da mulher deve ser sempre modesto e sutil. 
 O hijab é uma liberdade que Allah, O Altíssimo concedeu às muçulmanas. Com ele estamos livres da ditadura da moda que é imposta às mulheres na televisão, revistas, propagandas, embalagens de cosméticos, entre outros. Hoje em dia vemos como as mulheres se tornaram escravas da beleza, com dietas loucas, para vestirem o manequim 36. As maquiagens estão cada vez mais pesadas, transformando-as em outras pessoas. E conforme os anos passarem, o que será dessas mulheres que vivem de beleza externa somente?
 Com o hijab, preservamos nossa beleza física à nossa família e oferecemos ao mundo a beleza interior: nossa conduta, caráter, conhecimento e acima de tudo, estamos cumprindo com uma ordem de Allah.

Peço a Allah, que ajude a mim e as minhas irmãs muçulmanas que possamos usar o hijab correto. Que Ele ajude e facilite para aquelas que ainda não usam mas que tem a intenção de usá-lo, amin.

Segue um texto retirado do site religiaodedeus.net




O Véu (o Hijab) da Mulher
É uma obrigação ou Não?
Umar Ibn Khattab(radia Allah anhu) relatou que disse: “Ó Apóstolo de Allah! Desejaria/tomara que as tuas esposas se cobrissem para que não fossem vistas por outros homens porque homens bons e maus falam com elas.” Nesta conformidade, Allah revelou o versículo (33: 59) que ordena às esposas e filhas do Profeta e às mulheres para que se cobrissem.” (Al-Bukhari 8/25 No. 263)

Eis os versículos que ordenam o véu da mulher Muçulmana:

“Ó Profeta, dize às tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que se cubram com as suas jalabib (uma roupagem exterior, uma longa toga, que cobria todo corpo); isso é mais conveniente, para que se distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Allah é Indulgente, Misericordioso.” (Al Ahzab 33: 59)

Num outro surah Allah afirma:

Dize às crentes para que baixem os seus olhares, conservem os seus órgãos genitais e não mostrem os seus ziinah(ornamentos: quer dizer, não exibir as regiões corporais que, usualmente, recebem ornamentos: o pescoço, o colo, o rosto, os braços, os tornozelos. Há, implícita, a idéia de ornamentos naturais(o corpo) e artificiais.--.tanto a beleza natural como os ornamentos artificiais), além dos que (normalmente) aparecem; que cubram a totalidade do seu corpo com seus véus e não mostrem os seus ziinah (tanto a beleza natural como os ornamentos artificiais)) a não ser aos seus maridos, seus pais, seus irmãos, seus filhos, seus enteados, seus irmãos, seus sobrinhos, às mulheres(muçulmanas), seus criados isentos das necessidades sexuais(impotentes) ou às crianças que não discernem a nudez das mulheres; que não agitem os seus pés, para chamarem a atenção sobre os seus ziinah (tanto a beleza natural como os ornamentos artificiais) ocultos. Oh crentes voltai todos arrependidos, a Allah, afim de que vos salveis. (An Nur 24: 31)

Com esses dois versículos, pode-se concluir que a finalidade de véu e a ordem para que as mulheres se cobrissem na íntegra visa, em primeiro lugar, “..para que se distingam das demais..” uma vez que as nossas mulheres não são iguais às demais, a maior parte das quais ostentam os seus corpos e seus ornamentos, chamando assim atenção aos homens, o que dá azo a proliferação do sexo ilícito e promíscuo, para além de inúmeros danos que causam, quer de índole social, psicológico, econômico, político etc... e a outra parte do versículo explica a segunda razão porque as nossas mulheres têm que se cobrir, “...não sejam molestadas...” É sabido que a maior parte de violações e assaltos sexuais, e sexo ilícito têm a sua origem na forma como as mulheres se vestem. Por isso, a mulher mais explorada do mundo é sem sombra de dúvida aquelas que não praticam os ensinamentos Islâmicos ou como é a maior parte dos casos, as mulheres não-Muçulmanas.
Allah sabe melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário